domingo, 5 de março de 2017

GRATIDÃO. Por que ela é tão importante?

 
Passamos a maior parte de nossa vida pensando em como será nosso futuro, criando expectativas sobre o que pretendemos conquistar, seja bens materiais ou felicidade e harmonia que desejamos para a vida.

Se alguém solicitar a nós uma lista de nossos sonhos, onde tudo é possível, logo encheríamos uma folha com inúmeros desejos, que acreditamos após conquistarmos nos tornariam mais realizados. Pensar nestes desejos requer planejamento e estratégias que devem ser bem elaboradas, de forma que não se perca o foco da lista de sonhos.

Porém, tão importante quanto a lista daquilo que desejamos conquistar é a lista daquilo que JÁ CONQUISTAMOS e REALIZAMOS. Essa é a lista de GRATIDÃO! 

A neurociência explica a ação da gratidão em nosso corpo: quando o "pensamento de graças" é gerado, ativamos o sistema de recompensa do nosso cérebro. Quando o cérebro identifica que algo deu certo, que algo bom aconteceu e fomos bem sucedidos, uma substância chamada dopamina é liberada. Essa substância é um importante neurotransmissor, ou seja, transmite mensagens entre os neurônios, cujo mecanismo de ação inclui ativar os receptores dopaminérgicos que identificam a presença dessas substâncias no núcleo accumbens - parte do cérebro responsável pela sensação de prazer e bem estar. Por isso, pessoas que manifestam gratidão vivem com níveis altos de emoção positiva, satisfação, vitalidade e otimismo.

Independente das circunstâncias que você vive hoje, gerar sentimento de gratidão é uma escolha. É importante saber que nosso cérebro não é capaz de produzir gratidão e infelicidade ao mesmo tempo. Portanto, coloque como prioridade em seus dias o sentimento de gratidão, pois com todos os benefícios que o nosso corpo produz ao sentirmos gratidão, suas metas e objetivos poderão ser mais facilmente alcançados. 

Antes de sair de casa, logo pela manhã, comece a construir pensamentos nos diversos e muitos motivos que te façam sentir gratidão! Ao final do dia, reflita sobre tudo que aconteceu e sobre o que o seu dia te ofereceu. O que você aprendeu? O que você fez que te trouxe um sentimento bom? Quem participou de suas realizações? 

Pense em gratidão e exercite gratidão!

Seja feliz!

Gratidão, foco e fé!

Kelly Fonseca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha sempre em mente

A conscientização possibilita assumir o controle