Para muitas pessoas, o dia perfeito seria aquele no qual nada saia fora do que foi programado. Acordar, tomar aquele banho energizante, um café delicioso, ir para o trabalho ouvindo sua música favorita. Ao chegar, ser recebido com alegria e entusiasmo pelos colegas. Conseguir realizar todas as tarefas dentro do prazo, sem deixar nenhuma pendência. Sair para um happy hour com a galera do trabalho, voltar para casa, tomar um banho relaxante e descansar. Lógico que faltaram alguns detalhes, porém, para muitos, esse seria um dia perfeito.
Até aqui, ok! - tudo dentro da expectativa do dia perfeito. Mas, e se logo pela manhã, você acordasse e, ao ir tomar banho, o chuveiro queimasse? Ao tomar o seu café, ele derramasse na sua roupa? Ou, ao ir para o trabalho, um motoqueiro, ao passar pelo corredor entre os carros, quebrasse seu retrovisor? Se seus colegas de trabalho não estivessem tão entusiasmados como você esperava? E se o seu dia não fosse tão produtivo e ficasse para amanhã muitas tarefas para entregar com o prazo apertado? Ou, se ao voltar para casa, o pneu do carro furasse?
Você deve estar pensando: “Nossa, Kelly, que dia horrível!”
Bom, depende do que você faz desse dia. Como diz o ditado, “se a vida lhe der um limão, faça uma limonada” – é bem por aí que caminharemos hoje.
Já ouviu falar do princípio 10/90? Este princípio diz o seguinte: 10% do que acontece com a gente no dia a dia não está em nosso controle e 90% é como reagimos a essas coisas. Se o pneu do seu carro furasse logo pela manhã, você teria algumas opções. A primeira seria desprender energia murmurado, pensando “eu mereço!”; “justo hoje que estou com vários compromissos!”; “isso só acontece comigo! ” - ou seja, colocar a lente da negatividade, focar no problema e passar o resto do dia com aquela sensação de cansaço, de que tudo vai dar errado, e, se algo der errado de fato, reforçar seu pensamento “acordei com pé esquerdo!”. O coitado do pé esquerdo sempre leva a fama de azarento (alguém sempre leva a culpa), mas quem disse que levantar com o pé esquerdo traz azar? O fato é que você levantou e, escolher como o dia será, está nas suas mãos! Você já leu meu artigo “A culpa é minha, coloco em quem eu quiser”? - veja aqui: https://goo.gl/JfZzpH.
A segunda opção seria focar na solução! O pneu está furado, nada mudará isso, a não ser que você entre em ação e desprenda energia para encontrar uma solução. Quem trocará o pneu? Você? Algum conhecido? Vai ligar para alguém? O que você deve fazer? Depois de resolvido, o dia continuará! Um evento inesperado, como este exemplo, pode mudar a direção do nosso dia perfeito, depende da lente que colocamos e como enxergamos a situação!
Com qual lente você tem enxergado seus dias?