terça-feira, 20 de junho de 2017

“O problema sempre sou eu”: como combater essa crença e cultivar o otimismo?


O otimismo é um dos atributos mais preciosos dos líderes positivos. Sem essa qualidade, o caminho para o sucesso torna-se árduo – e provavelmente impossível. O interessante é que, segundo Martin Seligman, o “pai” da psicologia positiva, o otimismo pode ser aprendido. Para isso, é fundamental livrar-se de crenças como “o problema sou eu, essa situação nunca irá mudar e irá afetar todas as minhas outras ações”.

O otimista tem facilidade de adaptar-se às mudanças e situações adversas em sua carreira e na vida pessoal. A explicação para isso é que, por entender que os imprevistos fazem parte da rotina, o otimista não perde o controle diante da primeira dificuldade que aparece em seu caminho. Além disso, graças à sua capacidade de encontrar soluções, consegue manter o controle de sua vida, superando as dificuldades sem se vitimizar.

O pessimista, em contrapartida, culpa a si mesmo – ou outras pessoas – por todos os seus problemas e insucesso. Ele tende a falhar ao enfrentar os desafios, tendo em vista que não acredita em sua própria capacidade de enfrentá-los. Além disso, enquanto os otimistas enxergam as dificuldades como “efêmeras”, os pessimistas têm a crença de que as dificuldades vão “durar para sempre” ou voltarão a se repetir “o tempo todo”.

Mas, afinal de contas, como desenvolver o otimismo?

Como mostram as pesquisas, as crenças que adotamos diante das dificuldades determinam o nosso otimismo e, consequentemente, o nosso sucesso ou fracasso e o nosso bem-estar ou mal-estar. Desta forma, o caminho para se tornar otimista é transformar as crenças geradoras de uma visão pessimista dos fatos em crenças pautadas em nossas potencialidades e capacidade de enfrentar os desafios essenciais para o sucesso.

Para se aprofundar nesse tema, veja mais dicas:


Mestre em psicologia positiva aplicada, Flora Victoria é presidente da SBCOACHING; Training e diretora educacional do SBCOACHING Group.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha sempre em mente

A conscientização possibilita assumir o controle